
Ele está na despensa. Tu na sala. Primeiro ele sussurra-te, depois chama-te com convicção. Tentas ignorar, mas é impossível. Levantas-te, com determinação, e diriges-te à cozinha. “É só desta vez”, pensas tu. E sucumbes à tentação.
Calma, não precisas de ter sentimentos de culpa! Afinal o chocolate negro, para além do incrível sabor, está recheado de vantagens científicas. Aqui ficam algumas:
1 – Ajuda a baixar os níveis de mau colesterol
Investigações demonstraram que este alimento pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, o famoso mau colesterol. Simultaneamente, o chocolate negro pode ajudar a regular os níveis do bom colesterol, o HDL. Esta descida e subida, respetivamente, diminuem o risco de aterosclerose.
2 – Reduz a tensão arterial
Tem propriedades anti-inflamatórias e os seus conhecidos flavonoides contribuem para um fluxo sanguíneo saudável.
3 – Torna-nos mais inteligentes
Funciona como um estimulante devido a substâncias como o triptofano, a cafeína, a teobromina e as endorfinas, que podem ajudar a melhorar a função cerebral. Ao potenciar o fluxo sanguíneo no cérebro, contribui para a memória.
4 – É um aliado da dieta (mas cuidado com as porções)
Promove a sensação de saciedade, por isso, pode ajudar a controlar o apetite. É bastante calórico, por isso, é preciso controlar a quantidade ingerida.
5 – Tem propriedades antienvelhecimento
É um alimento altamente antioxidante, repleto de polifenóis e flavonoides, que contribuem para uma pele jovem.
Então, a salivar por um pedaço de chocolate negro, certo? Nós também!