Beringelas recheadas

Não podemos mentir e dizer que o grão tostado no forno já era um habitué, porque não era. No entanto, foi ele que surgiu de repente em alguns pensamentos e rapidamente se formou uma combinação perfeita de ingredientes. Todos juntos funcionariam! Até chegarmos à granolla foi um pulo.

Realmente há que criar uma necessidade de algo para nos darmos conta de que precisávamos disso. Hoje, podemos dizer que sempre precisámos da granolla de grão, alho francês e tomate seco, mas não sabíamos. Este texto serve, também, para que não caias no mesmo erro que nós.

Acredita! Esta granolla de grão, alho francês e tomate seco tem poderes. Abrir a embalagem e sentir o aroma a paprika, cominhos, alho em pó e aquela acidez tímida, mas pungente do tomate seco inspira-nos a possibilidades infinitas. Não são as beringelas que ficam bem com esta granolla, é esta granolla que tem como suas assistentes as beringelas no forno. Sem qualquer desprimor para as beringelas, claro! 

Partilhamos esta receita por dois motivos. Em primeiro lugar, porque nenhuma refeição tem de ser aborrecida. Estas beringelas ganham segunda vida com este topping de granolla de grão. Em segundo lugar, porque nenhuma refeição tem de ser estanque. Se quiseres levar uma delas para lanchar na pausa do trabalho, qual é o problema? É colorido, nutritivo e cheio de sabor.

Chega de conversa e vamos à receita.

  1. Começa por cortar as beringelas ao meio, pegar numa colher e, gentilmente, retira-lhe a polpa, deixando-as com uma caminha acolhedora para receberem o recheio daqui a pouco. Reserva a polpa numa tijela com água fria e tapa com um pano.
  2. Dispõe uma folha de papel de forno num tabuleiro e leva as beringelas com um pouco de sal grosso ao forno a 180º até que fiquem macias.
  3. Numa frigideira já quente, refoga em azeite a cebola cortada aos pedacinhos, o alho picado e uma folha de louro. Quando começarem a ficar douradinhos junta 2 tomates picados grosseiramente e tapa com a tampa para que suem na perfeição, espalhando o seu sumo sem desperdícios.
  4. Enquanto isso, pica finamente a polpa das beringelas e junta ao preparado da frigideira.
  5. Cogumelos ficam bem em praticamente tudo, e estas beringelas não são exceção. Corta-os como quiseres e adiciona. Sal e pimenta para temperar é aquele clássico. Quando tudo estiver envolvido e cozido, recheia as beringelas que estavam a amolecer no forno.
  6. Gulosas como nós ainda adicionamos um queijinho ralado para dar aquela indulgência, mas fica à vontade para não por. Forno com elas até estarem cozidas.
  7. Ao servir, coloca a granolla de grão, alho francês e tomate seco por cima, a gosto, com umas lascas de parmesão e uns coentros desajeitados. A partir daqui, é esperar pelas reações, que acreditamos serem fortes.

Receita para 4 pessoas

Tempo de preparação: 50 minutos

Ingredientes:
. 3 beringelas cortadas ao meio
. Sal e pimenta qb
. Azeite a cobrir o fundo da frigideira
. 3 tomates médios
. 1 cebola média
. 3 dentes de alho
. 200g de cogumelos
. Granolla de grão, alho francês e tomate seco à vontade

Outros Posts

Mais recentes